segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Você é que dá vida ao seu passado...

Trinta e quatro anos se passaram . Foram momentos que se projetam hoje como uma película . Dias acomodados sobre outros dias . Saudades que se assoberbaram. Muitas lágrimas derramadas, muito riso manifestado. Dias, semanas , meses, anos ... Três décadas montando firme guarda diante das lembranças. São devaneios e pesadelos. São sonhos entrecortados, jamais reconstituídos...Instantes acumulados sem cronologia, sem tempo definido. São manhãs de sol, dias frios, dias de temporais, dias de chuva miúda, às vezes serôdia, que sempre estiveram comigo. Recordo, esqueço, lembro, medito, volto a lembrar ... O que foi já passou como um raio eterno... ... Foi um inesquecível marco em minha trajetória, um profundo sentimento, somente meu...A partir dali, a vida se fez jovem. Como pereceram coisas a que dava inútil valor!... Tudo parece desnecessário e infrutuoso quando esse sentimento aflora e irrompe como um trovão ensurdecedor...Passei aqueles instantes como um rei, com coração de leão, vencendo batalhas, destruindo fortalezas, conquistando mundos alheios ao fincar minha bandeira em terras de ninguém...Apenas a poesia declamada em minha mente poderia herdar a herança dessas terras... Afinal, são planícies ocupadas, planaltos já desbaratados, que até já foram ocupados ... Nesta manhã, todo esse espaço de vida veio de novo à superfície . Não sei onde vivem as pessoas com as quais convivi. Sei que estou aqui, pronto para sempre manter viva a loucura do livre pensar...O diário, onde escrevi meus textos mais longínquos, eu nem mais o leio. Tampouco escrevo hoje em suas páginas. Estou certo em dizer que mentiria se fosse acrescentar um til ao que lá está. Não posso mais reconstituir os fatos, com clareza e lealdade, com o verdadeiro sentido das vicissitudes errantes do meu caminho. Caro leitor, que refaz o meu texto com a sua especial interpretação. Lembre-se que hoje a vida escreve no livro de sua vida. É uma escrita imaterial, mas indelével, porque só tu poderás dar valor ao que fizeres neste dia.

Nenhum comentário: